23 julho 2008

O Casamento Homossexual

Existe, neste momento, uma tendência para a aceitação dos casamentos homossexuais em grande parte dos países da Europa ocidental, central e escandinávia. Alguns países evoluíram de «países hostis» para países totalmente gay-friendly (veja-se o exemplo da vizinha Espanha, onde o casamento homossexual, já permitido em Navarra ou na Catalunha, estendeu-se a todo o país).
Vários países europeus têm evolvido no sentido da legalização do casamento. Embora muito se discuta sobre o termo em si. Alguns países, cujas igrejas são protestantes (e.g. Noruega), as mesmas passam a reconhecer o casamento homossexual. A igreja católica recusa qualquer tipo de comparação entre os dois «tipos» de casamento.

No seguinte mapa pode-se visualizar a actual situação na Europa, de todos os continentes (talvez com a excepção da América do Norte) o tendencialmente mais liberal.



Os países a roxo têm casamento homossexual e os países a azul respeitam a união civil (um estatuto similar ao casamento mas que serve para criar distinção entre o casamento heterossexual e o homossexual). Os países a verde, como Portugal, possuem uniões de facto (reconhecidas ao fim de determinado tempo de coabitação). Na Irlanda e na Grécia os estatutos não se encontram bem definidos e ainda estão em discussão. Nos países a laranja, as uniões não são reconhecidas ou os estatutos ainda não estão definidos. Nos países a vermelho qualquer tipo de união entre casais do mesmo sexo, não é reconhecida.

Portugal encontra-se com boas perspectivas de integrar o quadro dos países a azul ou mesmo do grupo dos «roxos», nos quais se encontram alguns países não-europeus como a África do Sul ou o Canadá e 2 estados norte-americanos: Massachusets e Califórnia.

E pode ser que do outro lado do Atlântico cheguem novas notícias com os ventos que mudam depois do fim do Império Bush.


Ainda bem que há estados que resistem... mas o cartoon está o máximo mesmo LOL.


E afinal quem disse que ser «pure evil» é uma coisa desinteressante? looool

2 comentários:

LusoBoy disse...

Felizmente que a Europa é liberal :). Também já teve muito tempo para evoluir...

Anónimo disse...

Não tem nada de desinteressante pelo contrário desde que seja tido como algo normal e natural o que em Portugal ainda é miragem.

Abraço